RETILIMP MASTER – A Solução para Limpeza de Moldes

RETILIMP MASTER – A Solução para Limpeza de Moldes

A qualidade das peças depende diretamente de quatro coisas básicas:

1 – A qualidade do composto

2 – Projeto do molde

3 – Adequado projeto do processo

4 – Planejamento da produção correto.

Mas de nada adianta ter tudo isso, se a produtividade ficar limitada a curtos períodos de produção pelo grau de sujidade do molde,

que afeta a qualidade da peça e a produtividade e o molde tem que sair da máquina para limpeza.

A solução é limpar as cavidades na máquina, voltando a condição de processo sem perda maior de tempo. Existem diversos processos de limpeza, mas não existe uma solução universal; alguns demandam a compra de máquinas caras outros necessitam tirar da temperatura de processo,

Pensando nessa situação comum a todas as empresas de artefatos de borracha que fazem peças moldadas por compressão, injeção, transferência ou processo similar, a Retilox desenvolveu o Retilimp Master.

O Retilimp Master é uma massa que limpa a cavidade do molde na temperatura de processo,

sem ter que remover o molde da máquina e processando como se fosse outra peça de borracha.

É um processo preventivo, ou seja, evita que o molde suje a ponto que tenha que ser retirado da máquina para limpeza.

Por exemplo, se um molde/composto normalmente sai com 4 dias da máquina para limpeza, usando-se o Retilimp Master no início do terceiro dia (esta operação leva menos de 5 minutos) limpará a cavidade e o molde continuará produzindo indefinidamente fazendo-se uma limpeza periódica com o Retilimp Master.

O Retilimp Master funciona com peças simples como o-rings ou complexas, bastando ajustar o tempo de residência no molde conforme a espessura da peça.

Para o uso do Retilimp Master, algumas recomendações têm que ser seguidas:

  1. Coloque um pedaço do Retilimp máster que cubra a cavidade e a área de descarga com peso suficiente para preencher completamente a peça e a área de descarga.
  2. Feche o molde com a mesma regulagem de pressão de fechamento da peça em processo (não precisa injetar, no caso das injetoras).
  3. Mantenho o molde fechado pelo tempo conforme tabela abaixo, nunca deixe um tempo superior, pois o produto irá degradar.
  4. Retire o Retilimp Master do molde, examine se cavidade está limpa, caso contrário repita a operação. Note que se o Retilimp Master não limpou em uma única “prensada” necessita reduzir o intervalo entre as limpezas, pois o molde está excessivamente incrustado, prejudicando a limpeza.

  

TABELA TEMPO E TEMPERATURA

Massa de limpeza de Moldes

 

 

 

 

 

**Espessura da peça: os tempos acima podem ser usados se a maior seção transversal da peça for igual ou menor a 7mm. Caso seja superior para cada 2mm adicionais adicionar 30 segundos ao tempo de cura.

Não recomendamos o uso em temperaturas acima de 195ºC, neste caso será necessário reduzir a temperatura da máquina para 190ºC.

A redução de custo obtida é facilmente calculada.

Um cálculo simples é pegar o tempo entre a parada para limpeza e a volta a produção efetiva -primeira cura boa- e calcular o número de peças que deixaram de ser produzida e o seu custo.

Em caso de dúvidas, não deixem de contatar a Retilox, que tem um corpo técnico que pode orienta-los no melhor e correto uso do Retilimp Master no seu processo!

 

Assista ao vídeo  demonstrativo do Retilimp Master

 

Faça login para ter acesso a esse conteúdo ou faça uma solicitação de cadastro!

Voltar Cadastrar
X