Nova linha de Peróxidos Especiais para Cura da Borracha de Silicone

A nova linha de peróxidos orgânicos e ativadores de cura, recente inovação da Retilox para a cura da borracha de Silicone, aumenta a eficiência de reticulação, com maior densidade de ligações, eliminando muitos dos problemas atuais, apresentados pelos peróxidos convencionais.

Os peróxidos especiais da Retilox se decompõe por reação exotérmica, nas mesmas temperaturas dos peróxidos convencionais, ocorrendo reações de abstração e adição por via de radicais livres, de que resultam homopolímeros de baixo peso molecular, os quais podem ficar enxertados na cadeia principal do polímero.

Peças de silicone curadas com peróxido orgânico

Estes peróxidos e ativadores originam cisões beta, isto é, os radicais livres formados provocam a abstração do Hidrogênio do radical Metil formando ligações C-C originárias de duas cadeias diferentes e dão origem ao crosslinking.

As seguintes as vantagens que resultam os novos grades de peróxidos na vulcanização do Borracha de Silicone, em relação ao peróxidos convencionais:

• Transparência e eliminação do blooming, na cura com Diclorobenzoila;
• Diminuição da formação de halogêneo gerado pelo Diclorobenzoila;
• Eliminação dos perigos inerentes referente ao uso de peroxido puro liquido;
• Linha de peróxidos para transparência e dessensibilizado a 40%;
• Maior segurança de processo, scorch mais seguro na injeção;
• Aumenta a eficiência da vulcanização (conferem um maior grau de reticulação);
• Alguns tipos aumentam a velocidade de cura;
• Diminui as deformações residuais;
• Aumenta a resiliência;
• Aumenta o módulo;
• Aumenta a dureza;
• Diminui a viscosidade;
• Melhora a resistência a óleos e combustíveis;
• Melhora a resistência ao calor;

Alguns novos tipos de peróxidos orgânicos em pasta, além de excelente transparência, também aumentam a eficiência de reticulação e velocidade de cura na injeção, como é o caso do novo Retilox 40 TSR   , produto de excelente aceitação no mercado de moldados.

Já para quem utiliza o Diclorobenzoíla na linha de extrusados, a Retilox oferece uma solução de melhor custo benefício e sem blooming,  ao se utilizar em conjunto o Dicloro (Retilox SI/AR) com o Retilox Sil 40 T , também outro material em pasta, eliminando a necessidade de pós cura.

A nova linha engloba outros tipos dessensibilizados a 40%, possuindo a forma física em pasta , não interferindo na transparência, dos artefatos curados.

Alguns tipos novos de peróxidos também estão disponíveis com maior segurança no scorch , em relação aos mesmo tipos convencionais.

A Retilox apresentou recentemente um webinar explicando mais detalhes sobre os produtos e aplicações. Para acessar a palestra completa, clique aqui. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

VEJA TAMBÉM

RETICULAÇÃO BORRACHA
Sem categoria

RETICULAÇÃO BORRACHA

RETICULAÇÃO BORRACHA – O uso de um peróxido orgânico como agente de reticulação de Borracha foi relatado pela 1ª vez por Ostromislenski, em 1915. Nesse

Leia mais »
PERÓXIDO DE DICUMILA
Sem categoria

PERÓXIDO DE DICUMILA

O Peróxido de Dicumila é um peróxido orgânico da classe dialquil, comumente utilizado para a reticulação / cura de elastômeros e plastômeros, além de ser

Leia mais »
PERÓXIDO ORGÂNICO
Sem categoria

PERÓXIDO ORGÂNICO

Os peróxidos orgânicos são atualmente utilizados pela indústria transformadora de plastômeros e elastômeros na reticulação dos mais diversos tipos de polímeros em substituição ao sistema

Leia mais »