O acelerador ideal para cada tipo de artefato de borracha

Compartilhe

aceleradores para borracha aplicados no sistema de cura industrial

O sistema de aceleração é um dos componentes mais críticos na produção de artefatos de borracha. Ele controla a velocidade de vulcanização, o comportamento do elastômero durante o processamento e influencia diretamente propriedades mecânicas como dureza, alongamento e rasgo, além e do acabamento final da peça.

Mesmo quando máquina, parâmetros e elastômero escolhido estão corretos, a escolha inadequado do tipo de aceleradores para borracha pode gerar variações indesejadas, aumento de rejeitos ou tempos de cura incompatíveis com a produção.

Cada artefato exige um desempenho diferente. escolha do sistema de cura ideal  para a produção de solados, perfis, mangueiras, vedações, correias transportadoras e peças técnicas diversas deve considerar: 

• tipo de maquinário

• temperatura e método de processamento

• tempo de cura

• espessura do artefato
• propriedades exigidas no artefato

• tipo de elastômero

Uma seleção correta contribui para melhorar produtividade na vulcanização, reduzir retrabalhos e garantir maior previsibilidade entre lotes, além de permitir total reciclabilidade de rejeitos de produção. 

O que muda quando o sistema de cura está adequado

Usar o sistema de cura ideal para cada artefato permite obter:

• eliminar o risco de pré-cura
• maior estabilidade no processo
• melhor consistência entre lotes

• ganho de produtividade

• possibilidade de produção de artefatos brancos e coloridos com qualidade 

• melhor acabamento superficial

• maior vida útil do produto final

• total reciclabilidade de rejeitos de produção

Esses resultados são consequência direta da correta escolha do sistema de aceleração segundo a necessidade da aplicação.

Como a Retilox apoia a escolha do sistema de aceleração ideal

A Retilox oferece suporte técnico para avaliação de seu processo produtivo e formulas, oferecendo soluções de cura que otimizam sua produção com enormes ganhos em lucratividade à sua fabrica . Essa análise técnica ajuda a identificar o sistema de cura mais adequado à realidade do seu processo e metas de desempenho.

Quer descobrir qual sistema de cura é ideal para o seu artefato?

Se o seu processo apresenta instabilidade, variações na cura ou limitações de rendimento, uma avaliação de  pode revelar oportunidades de melhoria imediata.

Fale com os especialistas da Retilox e receba uma recomendação técnica personalizada.

Acesse facilmente

Mantenha-se atualizado com as inovações da Retilox

Cadastre-se na nossa newsletter e seja o primeiro a receber novidades exclusivas sobre tecnologias inovadoras, tendências do setor, prêmios conquistados, dicas para otimizar sua produção e muito mais.

Você também pode gostar

aceleradores para borracha aplicados no sistema de cura industrial

O acelerador ideal para cada tipo de artefato de borracha

O sistema de aceleração é um dos componentes mais críticos na produção de artefatos de borracha. Ele controla a velocidade de vulcanização, o comportamento do elastômero durante o processamento e influencia diretamente propriedades mecânicas como dureza, alongamento e rasgo, além e do acabamento final da peça. Mesmo quando máquina, parâmetros e elastômero escolhido

Leia mais »
aditivos químicos aplicados em processos de borracha e plásticos para melhorar produtividade e reduzir rejeitos

A química que destrava a performance na indústria de borracha e plásticos

Em muitos ambientes produtivos, problemas como variação de qualidade, rendimento abaixo do esperado ou instabilidade no processo são atribuídos a ajustes de máquina, matéria-prima ou parâmetros operacionais. Porém, em diversas análises realizadas pela Retilox, o ponto decisivo estava em um aspecto frequentemente subestimado: a formulação e os aditivos aplicados ao processo.

Leia mais »