Fatores que determinam a escolha do peróxido

Segurança de processo e velocidade de cura

Em geral, o estado de cura equivale ao grau de decomposição térmica do peróxido, portanto, deve ser levado em conta que o grau de segurança do peróxido usado depende da temperatura em que o peróxido será processado e curado. Assim sendo, sempre que se desejar a reticulação em uma temperatura muito baixa arrisca-se, em primeiro lugar, a prejudicar a incorporação no polímero que necessita estar em um estado plástico para receber o peróxido a ser incorporado. O exemplo mais clássico é o do silicone que permite sem grandes problemas a incorporação dos peróxidos de baixíssima temperatura de reticulação, como é o caso do peróxido de dibenzoíla e dicloro-benzoíla, cujo tempo de scorch é na faixa de 80º C e a cura ocorre a 110/130º C.

 

A quantidade de peróxido orgânico a ser utilizada influencia diretamente o estado de cura, podendo causar um efeito negativo no grau de cura do manufaturado, embora o excesso de peróxido seja menos nocivo ao artefato do que na vulcanização com enxofre.

TIPOS DE PERÓXIDOS E HALF LIFE

NOME QUÍMICO P. MOLECULAR OXIGÊNIO ATIVO TEMP. DE MEIA VIDA (°C)
10h 1h 1min
% ATIVOS
1,3 Di (2-tent butil peróxido isopropil benzeno) 338 9 117 137 185 98%
2,5 Dimetil 25 (ter. butil peroxi hexano) 338 9,4 119 138 185 92%
Peróxido de Dícumila 270,4 5,8 113 135 179 99%

Escolha do peróxido em função do polímero

Também é importante selecionar o peróxido em função do polímero a ser reticulado levando-se em conta as condições a que o mesmo deverá ser submetido durante o processamento e propriedades finais desejadas. Assim sendo, não poderá ser usado um peróxido de baixa temperatura em um polímero cuja decomposição aconteça antes do mesmo atingir a plasticidade necessária à incorporação dos ingredientes e, no caso do material acabado, por exemplo, pode-se requerer a não alteração de coloração no vulcanizado.

 

A quantidade de peróxido requerida depende da estrutura do peróxido, do polímero a ser reticulado e dos demais aditivos presentes na formulação, havendo necessidade, em alguns casos, da eliminação total ou parcial de alguns deles.

Faça login para ter acesso a esse conteúdo ou faça uma solicitação de cadastro!

Voltar Cadastrar
X